quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

2º Semana- Aula Nº 6 (11/02/2021)

 ESCOLA M. DE E. INFANTIL E F. LEONILDO MACIEL

Aluno:___________________________

Prof.: Andreza  | Disciplina: História | Turma: 5º Ano

Conteúdo: Variações Linguísticas e as Marcas do tempo na Linguagem.

LEIA: São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc. Para Entender melhor assista ao Vídeo:

 

As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempoA língua é viva. Os idiomas vão se transformando através dos tempos. E com a Língua Portuguesa não é diferente. Falamos o mesmo Idioma no Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola e Moçambique. Mas, em cada país o desenvolvimento da língua adquire contornos próprios de sotaque, preferências em conjugação vergal, vocabulários, gírias e variações linguísticas também dentro de cada país. Muda o jeito de falar e o modo de escrever. 

No Brasil, por exemplo, o pão de trigo é chamado de ‘pão de sal’ no Centro-Oeste, de ‘pão francês’ no Sudeste, e de ‘cacetinho’ no Rio Grande do Sul. No Brasil o transporte alternativo urbano é feito em “Vans” que levam até 20 passageiros. Em Moçambique o mesmo transporte é feito em “Chapas”.

Em portugal denominam de “raparigas” às mulheres que no brasil chamamos de “moças”. No Rio Grande do Sul “menino” é “guri” ou “piá”. E assim por diante encontramos inúmeras Variações Linguísticas em nosso Idioma.

Fonte: blogdoenem.com.br/gramatica-variantes-linguisticas/


ATIVIDADES NO CADERNO

1) Leia o texto na Imagem: Observe as palavras que estão escritas de maneira errada;


a) Escolha e Reescreva um trecho do texto no CADERNO fazendo as devidas correções:
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3) No Youtube, Ouça a música CHOPIS CENTIS dos MAMONAS ASSASINAS:  clique aqui  👉 Chopis centis

a) Você escutou variações? Cite 2 identificadas.
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b) Agora pesquise outras variações para as seguintes palavras:

MUTUCA:__________

MURIÇOCA:_________

POKAN:______________

DIN-DIN:______________

MENINO:____________

x

4) ASSITA AO VIDEO DO CANAL PORTA DOS FUNDOS:

  

a) Você gostou? Comente sobre o que achou dos sotaques, se conhece ou já ouviu um sotaque diferente do seu. ____________________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE DO GRUPO B - 5º ANO

📍Assista aos vídeos sugeridos acima 👆 

ESCOLA LEONILDO MACIEL
ALUNO:____________________
TURMA: 5º ANO | Prof.: Andreza 

1) Veja as figuras e escreva seus respectivos nomes, conforme você conhece:


  • aipim, mandioca, ou macaxeira? ______________


  • abóbora, jerimum, ou moranga?______________


  • sacolé, dindim, ou geladinho? _______________


atrevimento, insolência; ou desaforamento? ____________


2) Responda:

Seu Pais: _____________
Estado:_______________
Cidade:______________

3) Cite uma palavra que é usada na sua região e tem outros significados:___________





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