ESCOLA M. DE E. INFANTIL E F. LEONILDO MACIEL
Aluno:___________________________
Prof.: Andreza | Disciplina: História | Turma: 5º Ano
Conteúdo: Variações Linguísticas e as Marcas do tempo na Linguagem.
LEIA: São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc. Para Entender melhor assista ao Vídeo:
As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo. A língua é viva. Os idiomas vão se transformando através dos tempos. E com a Língua Portuguesa não é diferente. Falamos o mesmo Idioma no Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola e Moçambique. Mas, em cada país o desenvolvimento da língua adquire contornos próprios de sotaque, preferências em conjugação vergal, vocabulários, gírias e variações linguísticas também dentro de cada país. Muda o jeito de falar e o modo de escrever.
No Brasil, por exemplo, o pão de trigo é chamado de ‘pão de sal’ no Centro-Oeste, de ‘pão francês’ no Sudeste, e de ‘cacetinho’ no Rio Grande do Sul. No Brasil o transporte alternativo urbano é feito em “Vans” que levam até 20 passageiros. Em Moçambique o mesmo transporte é feito em “Chapas”.
Em portugal denominam de “raparigas” às mulheres que no brasil chamamos de “moças”. No Rio Grande do Sul “menino” é “guri” ou “piá”. E assim por diante encontramos inúmeras Variações Linguísticas em nosso Idioma.
Fonte: blogdoenem.com.br/gramatica-variantes-linguisticas/
x
4) ASSITA AO VIDEO DO CANAL PORTA DOS FUNDOS:
- aipim, mandioca, ou macaxeira? ______________
- abóbora, jerimum, ou moranga?______________
- sacolé, dindim, ou geladinho? _______________
Tia e Lindalva
ResponderExcluirEu gostei
Kkkkk meu senho
ResponderExcluirKkkkkkk que bom Maria Lindalva!
ResponderExcluir